UNIDADE II - EDUCAÇÃO INFANTIL

O que faz a Educação Infantil do Arqui ser diferente não é apenas a excelente qualidade dos serviços prestados, mas as pessoas que fazem parte desta escola: crianças, pais e equipe.

Proposta pedagógica

Na Educação Infantil, buscamos a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, intelectuais e sócio-culturais, preparando-os para continuidade do processo, no Ensino Fundamental.
Considerando que as crianças desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea, a proposta pedagógica da Educação Infantil cria condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, possibilitando a aprendizagem em suas diferentes faixas etárias. Assim, proporcionamos o desenvolvimento da criança como um todo, em seus diferentes aspectos.

Finalidade

A Educação Infantil do Arqui tem como finalidade trabalhar a criança como um todo, privilegiando a aquisição do saber de forma lúdica, prazerosa, partindo sempre de atividades que favoreçam a construção de uma aprendizagem significativa.

 

Objetivos

* Oportunizar as crianças condições para construção da aprendizagem.
* Oferecer oportunidades para o desenvolvimento físico e motor de acordo com a sua faixa etária.* Estimular a linguagem oral.
* Desenvolver atividades que incentivem a leitura e a escrita.
* Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico.
* Desenvolver o interesse pelas descobertas feita por meio de situações concretas.* Transmitir valores.
* Estimular as percepções sensoriais.

Área de conhecimento

* Linguagem
* Natureza e sociedade
* Matemática
* Educação Ambiental
* Musicalização
* Educação Religiosa
* Educação Física

Projetos

* Alimentação saudável
* Culinária
* Meio Ambiente – Cheirinho de Mato
* Projeto social
* Saúde e sustentabilidade
* Folclore
* Turma do sorriso
* Pequeno leitor – Era uma vez...

 

NOSSA EQUIPE PEDAGÓGICA

A Educação Infantil do Arqui é composta de profissionais habilitados como pedagogos, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e técnica de enfermagem, capazes de dar atenção, carinho e orientação a nossas crianças. Incentivamos, constantemente, o processo de formação do nosso corpo docente, de forma a proporcionar uma constante atualização, garantindo a coerência com a linha pedagógica da escola.

PEGAGOGOS / PSICÓLOGA / FONOAUDIÓLOGA  / NUTRICIONISTA / TÉCNICA DE ENFERMAGEM

Niveis de ensino

Nomenclatura por faixa etária

Fraldinha – Crianças a partir de 4 meses

O Colégio Arquidiocesano desenvolveu um programa específico para atender crianças dessa faixa etária, respeitando a individualidade de cada um, com seu ritmo próprio e necessidades diferenciadas, primamos em garantir em primeiro lugar o bem estar físico e emocional da criança, para que de forma natural explorem novos estímulos que o mundo lhe proporciona e assim, novos aprendizados.

Pré-Maternal – Crianças a partir de 2 anos

Nessa fase, vamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulando a linguagem oral, a motricidade global e fina e a percepção sensorial.

Maternal – Crianças a partir de 3 anos

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da crianças nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da coordenação motora, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

Infantil- I – Crianças a partir de 4 anos

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa dos aspectos biológicos, físico, motor, cognitivo, afetivo, emocional, dando ênfase a coordenação motora e a preparação para escrita.

Buscamos o desenvolvimento da linguagem e ampliação do pensamento.

Procuramos desenvolver conceitos básicos e buscamos através dos conceitos o raciocínio lógico.

Infantil-II – Crianças a partir de 5 anos

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando  e visualizando  as famílias silábicas. Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático  e o domínio da quantidade numérica.